A velha costura

Certa vez ouvi dizer que para desconstruir é necessário primeiro aprender a construir.

“Passei um bom tempo aprendendo como construir as roupas, o que é importante fazer antes de descontruí-las.”

Mcqueen
Sábias palavras meu amado Estilista!
Não tiro a razão…mas puxando isso aí no meu dia a dia, eu vejo o seguinte:

Não sei em qual contexto foi dito e pensado tal frase.Talvez até o sentido da palavra “descontruir” para este estilista famoso,da frase acima, tenha sido para outro tipo de trabalho que não é o meu “desconstruir”.
Porém eu, no meu humilde dia a dia, uso da seguinte forma,desconstruo peças “velhas” para construir novas.E quanto mais eu desconstruo, mais eu aprendo!

Eu tenho minhas noções e meus estudos de construção de vestuário, que me ajudam bastante na re-construção dessa peça.E realmente eu estudei um pouco pra trabalhar com roupas,mas estudar peças antigas, com o velho modo auto didata, é uma forma que me cativa.
E agora puxando um gancho no papo,olha só,não te chama a atenção, o quão vasto é este campo da “arte” do vestuário?

Ainda hoje estava desfazendo uma peça em seda e me deparei com uma costura que me intrigou.Fina, delicada e minuciosa, tanto o fechamento da peça nas laterais como das mangas, era feito em uma espécie de viés ou barra de lenço, assim escondendo os pontos gritantes de costura.
O chamado “alta costura”?
Pode ser!
Só sei que não existiu overlock.Não precisou rebater.Nem recortar as rebarbas.
A reta fez todo o trabalho.De forma a esconder(pasmem)TODA a costura grosseira e tão usual nos tempos atuais.

Já tinha ouvido muita gente falar a seguinte frase mil vezes “é, alta costura você pode usar dos dois lados,que o certo e o avesso ficam iguais,a costura não aparece”! Legal, mas e eu até o momento só tinha visto costuras “limpas”,não perfeitas…não tão “invisíveis”Na verdade, no Brasil a Alta costura é praticamente um mito, então cheguei a conclusão de que essa seria mais uma “velha costura” haha

Eu não sei de onde veio esta raridade,que ano foi feita ou em que cidade nasceu.Mas me cativou e me fez aprender MUITO em cinco minutos que eu não aprendi em anos de aula.

E esse sim pra mim é o maior achado da moda!Não é o maior look do momento achado numa pechiiiincha… que nada foi manchadinha de batom na gola,no fundo de um brechó, custando 25 reais;
O glamour da seda;
do bordado;
do acabamento fino nas mangas,barra e invisível no interior;
do aprendizado de cunho técnico e histórico;
Valem mais que muita peça chique e aula de costura por aí.

velha costura

;*

Deixe um comentário

